• 29/08/24
Assadura em bebês: o que causa, como tratar e prevenir?
A assadura em bebês é uma dermatite associada ao uso de fraldas, capaz de causar irritação e desconforto. Veja como tratar e prevenir o problema.
Leia mais >
Entender o que é prurido auxilia as pessoas a descobrir as causas e gatilhos das coceiras.
Como é uma condição que pode indicar doenças dermatológicas, sistêmicas ou até reações a fatores externos, descobrir a origem do prurido é um desafio para os profissionais de medicina¹.
Para algumas questões de pele e para pessoas da terceira idade, esse é um quadro comum. No entanto, por afetar o bem-estar e a qualidade de vida, pede cuidado e atenção constante para que o indivíduo afetado sofra o menos possível².
Continue a leitura para entender o que é prurido, as causas dessa condição, as partes do corpo afetadas e as possibilidades de tratamento.
Conteúdos relacionados
Prurido é uma condição médica que consiste na sensação desagradável que provoca o desejo de coçar a pele³.
Ele afeta diversas partes do corpo, como braços, mãos, pés, costas. Pode indicar distúrbios da pele, do sistema nervoso, de outros órgãos, psicológicos e até má reação a drogas, medicamentos ou químicos4.
Por esse motivo, uma anamnese e um exame físico detalhados são cruciais para a avaliação da coceira. Essa análise deve ser cuidadosa para entender a causa e escolher um tratamento eficaz².
Agora que sabe o que é prurido, conheça algumas das doenças que o causam.
Como a pele responde aos demais sistemas do corpo, inúmeras doenças são potenciais causadoras do prurido. No entanto, algumas condições dermatológicas se destacam no aparecimento de prurido³:
Nas doenças supracitadas, o prurido aparece como um dos principais sintomas. A comichão insistente e insaciável acompanha os demais sinais e prejudica, ainda mais, o bem-estar do indivíduo.
O prurido ocorre em qualquer área do corpo, como couro cabeludo, olhos, ouvidos, nariz, garganta, membros, área genital e anal12. No entanto é mais comum nos braços, pernas e costas.
Para cada região, há um tratamento para prurido mais indicado, que você verá a seguir.
O tratamento do prurido deve ser orientado por médico e pensado na necessidade de cada pessoa. Até o momento, há poucos tratamentos existentes e assim, as medidas costumam ser semelhantes apesar de casos variados³.
O tratamento para as regiões mais comuns, como braços, mãos e pernas, vai desde medidas gerais até uso de medicamentos controlados³. Dentre as orientações mais comuns, estão: práticas de cuidado pessoal, como hidratação da pele e aplicação de produtos suaves, bem como a utilização de pomada com anti-histamínicos para amenizar a coceira.
Nebacetin ajuda no controle dos sintomas e na prevenção de infecções secundárias. A pomada pode ser uma grande aliada, pois atua contra:
Cortou? Ralou? Queimou? Nebacetin, a pomada coringa da farmacinha de casa!
Nebacetin: Sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento de infecções bacterianas na pele e de mucosas, incluindo queimaduras infectadas, causadas por microorganismos sensíveis. Na prevenção de infecções de pele e mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros. MS 1.7817.0904. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2024.