Entender o que é prurido auxilia as pessoas a descobrir as causas e gatilhos das coceiras.

Como é uma condição que pode indicar doenças dermatológicas, sistêmicas ou até reações a fatores externos, descobrir a origem do prurido é um desafio para os profissionais de medicina¹.

Para algumas questões de pele e para pessoas da terceira idade, esse é um quadro comum. No entanto, por afetar o bem-estar e a qualidade de vida, pede cuidado e atenção constante para que o indivíduo afetado sofra o menos possível².

Continue a leitura para entender o que é prurido, as causas dessa condição, as partes do corpo afetadas e as possibilidades de tratamento.

Resumo

  • Prurido é uma sensação que provoca o desejo intenso de se coçar.
  • Ele, frequentemente, está associado à reação alérgica ou a doenças dermatológicas e sistêmicas.
  • Todo o corpo pode ser atingido pelo prurido. No entanto, as mãos, braços, costas e pés são as regiões que mais sofrem com a condição.
  • É possível tratar o prurido por meio de bons hábitos de cuidado com a pele, medicações e pomadas.

Conteúdos relacionados

O que é prurido?

Prurido é uma condição médica que consiste na sensação desagradável que provoca o desejo de coçar a pele³.

Ele afeta diversas partes do corpo, como braços, mãos, pés, costas. Pode indicar distúrbios da pele, do sistema nervoso, de outros órgãos, psicológicos e até má reação a drogas, medicamentos ou químicos4.

Por esse motivo, uma anamnese e um exame físico detalhados são cruciais para a avaliação da coceira. Essa análise deve ser cuidadosa para entender a causa e escolher um tratamento eficaz².

Agora que sabe o que é prurido, conheça algumas das doenças que o causam.

Quais são as doenças que causam prurido?

Como a pele responde aos demais sistemas do corpo, inúmeras doenças são potenciais causadoras do prurido. No entanto, algumas condições dermatológicas se destacam no aparecimento de prurido³:

  • xerose cutânea: pele seca, resultado da exposição da pele aos raios ultravioleta, uso de produtos químicos, baixa temperatura e envelhecimento5;
  • dermatite atópica: doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira6;
  • eczema numular: tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões7;
  • urticária: irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito8;
  • dermatofitoses: doença causada por fungos ou cogumelos (dermatófitos), que se alimentam de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas9;
  • psoríase: doença crônica da pele, não contagiosa, que consiste na presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas 10;
  • escabiose: parasitose humana causada por ácaro; o contágio se dá pelo contato prolongado direto com pessoa ou objetos contaminados 11.

Nas doenças supracitadas, o prurido aparece como um dos principais sintomas. A comichão insistente e insaciável acompanha os demais sinais e prejudica, ainda mais, o bem-estar do indivíduo.

Quais são as partes do corpo afetadas pelo prurido?

O prurido ocorre em qualquer área do corpo, como couro cabeludo, olhos, ouvidos, nariz, garganta, membros, área genital e anal12. No entanto é mais comum nos braços, pernas e costas.

Para cada região, há um tratamento para prurido mais indicado, que você verá a seguir.

Há tratamento para prurido?

O tratamento do prurido deve ser orientado por médico e pensado na necessidade de cada pessoa. Até o momento, há poucos tratamentos existentes e assim, as medidas costumam ser semelhantes apesar de casos variados³.

O tratamento para as regiões mais comuns, como braços, mãos e pernas, vai desde medidas gerais até uso de medicamentos controlados³. Dentre as orientações mais comuns, estão: práticas de cuidado pessoal, como hidratação da pele e aplicação de produtos suaves, bem como a utilização de pomada com anti-histamínicos para amenizar a coceira.

Nebacetin ajuda no controle dos sintomas e na prevenção de infecções secundárias. A pomada pode ser uma grande aliada, pois atua contra:

  • ferimentos;
  • queimaduras;
  • infecções de pele;
  • acne13.

Cortou? Ralou? Queimou? Nebacetin, a pomada coringa da farmacinha de casa!

Nebacetin: Sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento de infecções bacterianas na pele e de mucosas, incluindo queimaduras infectadas, causadas por microorganismos sensíveis. Na prevenção de infecções de pele e mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros. MS 1.7817.0904. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2024.

1. Prurido (Coceira) - Dr. Igor Brum Cursi [Internet]. Disponível em: https://igorcursi.com.br/prurido/. Acesso em outubro/2024.2. De Arruda Carvalho, Amanda; De Avelar Alchorne, Maurício Mota. Prurido no idoso. Rev Soc Bras Clin Med, v. 12, n. 1, p. 93-9, 2014. Disponível em: http://files.b1vs.br/upload/S/1679-1010/2014/v12n1/a4054.pdf. Acesso em outubro/2024.3. Valente, Cristina; Isabel Rosmaninho. Prurido crónico–Da etiologia ao tratamento. Revista Portuguesa de Imunoalergologia 27.3 (2019). Disponível em https://www.spaic.pt/client_files/rpia_artigos/prurido-crnico-da-etiologia-ao-tratamento.pdf. Acesso em outubro/2024.4. Prurido - Thomas M. Ruenger, MD, PhD, Georg-August University of Göttingen, Germany [Internet]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/coceira-e-dermatite/prurido. Acesso em outubro/20245. Cruz, Ronny Anderson de Oliveira et al. Xerose cutânea em idosos: a importância do cuidado de enfermagem especializado. Revista Uningá, v. 49, n. 1, 2016. Disponível em: https://revista.uninga.br/uninga/article/download/1296/915. Acesso em outubro/2024.6. Dermatite atópica - Biblioteca Virtual em Saúde [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dermatite-atopica/. Acesso em outubro/2024. 7. Eczema - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) [Internet]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/eczema/. Acesso em outubro/2024. 8. Urticária - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) [Internet]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/urticaria/. Acesso em outubro/2024. 9. Dermatofitose - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) [Internet]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/dermatofitose-2/. Acesso em outubro/2024. 10. Psoríase - Biblioteca Virtual em Saúde [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/psoriase/. Acesso em outubro/2024. 11. Escabiose (ou Sarna) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) [Internet]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/escabiose-ou-sarna/ . Acesso em outubro/2024.12. Prurido: 8 principais causas e como tratar! - Neo Química [Internet]. Disponível em: https://www.neoquimica.com.br/blog/alergia/prurido-8-principais-causas-e-como-tratar. Acesso em outubro/2024.13. Bula do medicamento Nebacetin.