Aquelas pequenas lesões, as feridas na boca, são incômodas e podem indicar doenças e distúrbios. Machucados que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo dentista ou dermatologista para análise e diagnóstico¹.

Os tipos mais comuns de lesões são as aftas e herpes, mas existem muitas outras não tão conhecidas¹. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica².

Quando atingem os lábios, eles sofrem alterações de tamanho, cor e na superfície³. Muitas são as causas e os tipos ferimentos na parte interna da boca e nos lábios. Continue a leitura para entender mais sobre as possibilidades e o tratamento de ferida na boca.

Resumo

Conteúdos destacados

O que causa ferida na boca?

A cavidade oral é um ambiente de fluido oral quente contendo milhões de microrganismos4. Assim, facilmente, ocorrem lesões, cortes e machucados. As causas mais comuns de feridas na boca são:

  • estomatite aftosa recorrente (aftas);
  • infecções virais (herpes);
  • infecções por fungos e bactérias;
  • alimentos irritantes;
  • produtos químicos;
  • tabagismo;
  • medicamentos;
  • radioterapia²;
  • desgaste excessivo dos dentes;
  • lesão pelo sol;
  • deficiência de vitamina B2 ou de ferro na dieta³;
  • estresse.

Esses fatores permitem que as pessoas tenham inchaço e vermelhidão da mucosa da boca ou úlceras dolorosas³.

Tipos de ferida na boca

As feridas na boca podem se desenvolver de diferentes maneiras. Devido à multiplicidade de causas e formas de cicatrização, a região oral e os lábios respondem com ferimentos igualmente variáveis. Os principais tipos de lesões são:

  • aftas: a maioria dos especialistas atribui condição à imunidade do indivíduo. Aparecem dentro da boca e tem o aspecto de pequenas úlceras com base clara e contorno vermelho. Não são contagiosas e resultado de infecção viral, fadiga, estresse ou alergias¹.
  • herpes bucal: é contagiosa e causada pelo vírus Herpes Simples Tipo 1. A ferida é encontrada ao redor dos lábios, embaixo do nariz e ao redor do queixo. Uma vez infectada, o vírus permanece no corpo da pessoa, causando ataques ocasionais¹.
  • leucoplasia: surge pela formação de placas brancas e espessas nas gengivas, no interior das bochechas, na parte inferior da boca e, às vezes, na língua. As principais causas são o tabaco, a má adaptação de próteses, mordidas na bochecha, e, em casos mais graves, câncer bucal¹.
  • candidíase: popularmente conhecida como “sapinho”, é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua. É uma lesão que deixa a boca esbranquiçada e sangra facilmente. Atinge pessoas com problema no sistema imunológico ou que têm a boca seca¹.
  • úlceras labiais: têm várias causas e se apresentam como machucados doloridos (com pus ou não) no lábio. Podem ser sintomas de outros problemas de saúde, como estresse, eritema multiforme, infecção por vírus, sífilis, câncer de pele³.
  • herpes labial: infecção causada por vírus com aparecimento de pequenas vesículas ou bolhas nos lábios. Costumam causar coceira, ardência e até mesmo formigamento na boca. Não tem cura e é uma doença altamente transmissível.5.

Certos sintomas e características são motivos de preocupação de doenças sistêmicas. Eles incluem febre, bolhas na pele, inflamação dos olhos e enfraquecimento do sistema imunológico. Ao notar qualquer um desses sinais, busque atendimento médico e siga uma rotina de cuidados com a ferida na boca. ²

O que fazer para curar ferida na boca?

O primeiro passo para curar ferida na boca é identificar a causa do machucado. Na maioria dos casos, quando o motivo da lesão é identificado, o tratamento se torna muito mais objetivo e rápido. No entanto, algumas medidas gerais ajudam na recuperação, elas são:

  • evitar alimentos e substâncias irritantes;
  • utilizar tratamentos tópicos, como pomadas;
  • aplicação de vaselina e hidratantes;
  • Medicações antibióticas e corticoides;
  • procedimento médico com laser ou produtos químicos².

Para cuidar de ferida na boca, é importante ter muita paciência e dedicação. A região dos lábios demora para cicatrizar e isso gera certo incômodo nas pessoas. No entanto, com o tempo, até as feridas mais insistentes podem ser sanadas.

Por que machucado na boca demora sarar?

A cicatrização de feridas na boca ocorre na presença de muitos desafios, incluindo uma elevada carga bacteriana e viral 4.

Para evitar que a recuperação seja tão longa, invista na boa higiene bucal, na limpeza atenta da região afetada, no uso correto dos medicamentos indicados e na aplicação de pomadas antibióticas, em casos de feridas externas.

Quando uma ferida apresenta um processo de cicatrização conturbado, procure auxílio médico para realização de exames e inserção de novas medicações4.

Pomada para ferida na boca

Você pode aplicar Nebacetin para ferida na boca, desde que a pomada cubra apenas a parte externa dos lábios. Ou seja, é importante não usar o medicamento para lesões internas, seja na gengiva, língua ou outra parte da mucosa bucal6.

Nebacetin é um medicamento que tem múltipla ação, indicado para o tratamento de infecções da pele e mucosas, como:

  • queimaduras;
  • ferimentos;
  • furúnculos;
  • lesões com pus;
  • acne inflamada7.

A pomada antibiótica conta com sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, dois ativos que atuam contra a ação de microrganismos7.

Para tratar feridas na parte interna da boca, é importante buscar atendimento odontológico, a fim de identificar a causa dos sintomas e receber orientações adequadas quanto aos cuidados e a medicação que deverá utilizar6.

Tenha sempre por perto a pomada múltipla ação Nebacetin, compre agora on-line!

Nebacetin: Sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento de infecções bacterianas na pele e de mucosas, incluindo queimaduras infectadas, causadas por microorganismos sensíveis. Na prevenção de infecções de pele e mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros. MS 1.7817.0904. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2024.

1. Ferida bucal pode ser sinal de doença mais grave — Conselho Regional de Farmácia do Piauí [Internet]. Disponível em: https://crfpi.org/ferida-bucal-pode-ser-sinal-de-doenca-mais-grave/. Acesso em outubro/2024.2. Feridas e inflamações bucais, por Bernard J. Hennessy, DDS, Texas A&M University, College of Dentistry — Manual MSD [Internet]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/sintomas-de-doen%C3%A7as-dentais-e-orais/feridas-e-inflama%C3%A7%C3%B5es-bucais. Acesso em outubro/2024.3. Feridas labiais, inflamação dos lábios e outras alterações, por Bernard J. Hennessy, DDS, Texas A&M University, College of Dentistry — Manual MSD [Internet]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/dist%C3%BArbios-dos-l%C3%A1bios-e-da-l%C3%ADngua/feridas-labiais,-inflama%C3%A7%C3%A3o-dos-l%C3%A1bios-e-outras-altera%C3%A7%C3%B5es. Acesso em outubro/2024. 4. Politics, Constantinus et al. Wound healing problems in the mouth. Frontiers in physiology, v. 7, p. 507, 2016. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/physiology/articles/10.3389/fphys.2016.00507/full. Acesso em outubro/2024.5. Herpes Labial — Rede D’Or [Internet]. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/herpes-labial. Acesso em outubro/2024.6. Pode passar Nebacetin na boca? Como usar corretamente? — Nebacetin [Internet]. Disponível em: https://www.nebacetin.com.br/blog/tratamentos/pode-passar-nebacetin-na-boca-como-usar-corretamente. Acesso em outubro/2024.7. Bula do Nebacetin.