• 08/11/24
Qual é o melhor curativo para feridas abertas?
A pele machucada representa riscos significativos, como infecções, dor e sangramento excessivo. Entenda qual o melhor curativo para feridas abertas.
Leia mais >
Aquelas pequenas lesões, as feridas na boca, são incômodas e podem indicar doenças e distúrbios. Machucados que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo dentista ou dermatologista para análise e diagnóstico¹.
Os tipos mais comuns de lesões são as aftas e herpes, mas existem muitas outras não tão conhecidas¹. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica².
Quando atingem os lábios, eles sofrem alterações de tamanho, cor e na superfície³. Muitas são as causas e os tipos ferimentos na parte interna da boca e nos lábios. Continue a leitura para entender mais sobre as possibilidades e o tratamento de ferida na boca.
Conteúdos destacados
A cavidade oral é um ambiente de fluido oral quente contendo milhões de microrganismos4. Assim, facilmente, ocorrem lesões, cortes e machucados. As causas mais comuns de feridas na boca são:
Esses fatores permitem que as pessoas tenham inchaço e vermelhidão da mucosa da boca ou úlceras dolorosas³.
As feridas na boca podem se desenvolver de diferentes maneiras. Devido à multiplicidade de causas e formas de cicatrização, a região oral e os lábios respondem com ferimentos igualmente variáveis. Os principais tipos de lesões são:
O primeiro passo para curar ferida na boca é identificar a causa do machucado. Na maioria dos casos, quando o motivo da lesão é identificado, o tratamento se torna muito mais objetivo e rápido. No entanto, algumas medidas gerais ajudam na recuperação, elas são:
Para cuidar de ferida na boca, é importante ter muita paciência e dedicação. A região dos lábios demora para cicatrizar e isso gera certo incômodo nas pessoas. No entanto, com o tempo, até as feridas mais insistentes podem ser sanadas.
A cicatrização de feridas na boca ocorre na presença de muitos desafios, incluindo uma elevada carga bacteriana e viral 4.
Para evitar que a recuperação seja tão longa, invista na boa higiene bucal, na limpeza atenta da região afetada, no uso correto dos medicamentos indicados e na aplicação de pomadas antibióticas, em casos de feridas externas.
Quando uma ferida apresenta um processo de cicatrização conturbado, procure auxílio médico para realização de exames e inserção de novas medicações4.
Você pode aplicar Nebacetin para ferida na boca, desde que a pomada cubra apenas a parte externa dos lábios. Ou seja, é importante não usar o medicamento para lesões internas, seja na gengiva, língua ou outra parte da mucosa bucal6.
Nebacetin é um medicamento que tem múltipla ação, indicado para o tratamento de infecções da pele e mucosas, como:
A pomada antibiótica conta com sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, dois ativos que atuam contra a ação de microrganismos7.
Para tratar feridas na parte interna da boca, é importante buscar atendimento odontológico, a fim de identificar a causa dos sintomas e receber orientações adequadas quanto aos cuidados e a medicação que deverá utilizar6.
Tenha sempre por perto a pomada múltipla ação Nebacetin, compre agora on-line!
Nebacetin: Sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento de infecções bacterianas na pele e de mucosas, incluindo queimaduras infectadas, causadas por microorganismos sensíveis. Na prevenção de infecções de pele e mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros. MS 1.7817.0904. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2024.