Geralmente causadas pelo atrito persistente de um novo par de sapatos, pela proximidade com substâncias químicas e pelo contato com uma superfície escaldante, as bolhas na pele podem se manifestar em qualquer pessoa e gerar tanto incômodos leves como dores mais intensas, sem falar em possíveis complicações¹.

Com isso em mente, preparamos este conteúdo para explicar as causas e tipos mais comuns de bolhas, bem como as práticas seguras para tratá-las e preveni-las.

Continue a leitura para descobrir também as prováveis complicações e os sinais de alerta aos quais você deve ficar atento.

Quais são os tipos de bolhas na pele?

Os tipos de bolha são classificados de acordo com o fator desencadeante. Dentre os mais comuns, destacam-se1:

  • bolhas de atrito: resultam do atrito constante entre a pele e uma superfície;
  • bolhas de queimaduras: provocadas pelo contato com fontes térmicas;
  • bolhas de contato: causadas geralmente pela interação entre a pele e substâncias químicas irritantes;
  • bolhas de infecção: ocorre quando a pele é acometida por infecções bacterianas, virais ou fúngicas.

O que causa bolhas na pele?

Bolhas na pele são formações elevadas preenchidas com líquido que podem surgir devido a várias causas. Trata-se de uma resposta do corpo a danos ou irritações na pele².

Abaixo, explicamos os principais fatores desencadeantes desse fenômeno cutâneo.

Atrito

O atrito constante entre a pele e uma superfície dura, áspera ou inadequada, como o uso de sapatos apertados, pode gerar bolhas².

Contato com substâncias irritantes

Bolhas podem surgir na pele a partir do contato direto com substâncias químicas irritantes, como detergentes, produtos de limpeza agressivos ou plantas tóxicas³.

Infecções

Fungos, bactérias e vírus podem causar bolhas, como no caso de infecções tipo herpes, micoses e impetigo³.

Reações alérgicas

As bolhas também podem ser resultantes de uma reação alérgica cutânea a determinadas substâncias, como alimentos, medicamentos ou produtos de uso tópico¹.

Doenças autoimunes

Algumas doenças autoimunes, como o pênfigo ou o penfigoide bolhoso, podem desencadear a formação de bolhas na pele¹.

Queimaduras

Exposição à temperatura elevada, seja por líquidos quentes, vapores ou superfícies aquecidas, é um fator desencadeante. As bolhas de queimadura também podem resultar da exposição prolongada e desprotegida aos raios de sol².

Veja também: O que é bom para queimadura de sol? Tipos e cuidados especiais

O que é bom para bolhas na pele?

O tratamento adequado depende da origem, gravidade e localização das bolhas. No entanto, existem algumas recomendações gerais que você pode seguir para tratar esse problema e aliviar o desconforto2,3

Não estoure as bolhas

Evite romper as bolhas, pois esse comportamento pode elevar o risco de ocorrência de infecções. A pele que reveste a bolha atua como uma barreira natural que protege o local contra microrganismos³.

Lave com cuidado

Lave a área ao redor da bolha suavemente utilizando água e sabonete neutro para evitar reações adversas. Tente não aplicar força, evitando irritar a pele³.

Proteja o local

Faça um curativo estéril para cobrir a bolha, protegendo-a de atrito, poeira e bactérias. Troque o curativo conforme necessário¹.

Eleve a área afetada

Se a bolha estiver nos pés ou mãos, eleve a área sempre que possível para reduzir o inchaço¹.

Aplique compressas frias

Use compressas frias para minimizar o processo inflamatório e aliviar a dor, especialmente em bolhas causadas por queimaduras².

Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos

Se a bolha causar desconforto significativo, o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou analgésicos pode proporcionar alívio temporário³.

Caso perceba sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço ou secreção, procure um profissional de saúde para avaliação. Se necessário, ele pode prescrever um tratamento antimicrobiano tópico³.

É importante lembrar que essas são diretrizes gerais; o tratamento pode variar com base na situação individual. O ideal é que você consulte um médico para obter orientação personalizada¹.

Como prevenir bolhas na pele?

Prevenir bolhas na pele envolve práticas e cuidados específicos que evitam situações desencadeantes dessas lesões cutâneas. Separamos algumas medidas preventivas que podem ser adotadas¹.

  • use sapatos confortáveis, de tamanho ideal e feitos de materiais que evitem o atrito excessivo e a pressão nos pés;
  • escolha meias que absorvam a umidade e que empeçam o atrito, como as específicas para atividades físicas intensas;
  • vista luvas de proteção ao manusear substâncias químicas irritantes, evitando o contato direto com a pele;
  • proteja as mãos ao realizar atividades que possam causar atrito, como jardinagem, construção ou trabalhos manuais em geral;
  • aplique protetor solar sempre que sair de casa para prevenir queimaduras, especialmente em áreas sensíveis, como ombros e rosto;
  • mantenha a pele bem hidratada para reduzir a fricção;
  • resista à tentação de estourar ou coçar as bolhas, pois isso pode aumentar o risco de infecção e prolongar a cicatrização;
  • evite alimentos ou substâncias que possam gerar reações alérgicas;
  • para atividades específicas, como caminhadas longas, condicione gradualmente a pele para se adaptar ao aumento do atrito.

Complicações e sinais de alerta

Embora as bolhas sejam, geralmente, inofensivas e se curem por conta própria com os cuidados adequados, algumas complicações podem acontecer, como2:

  • surgimento de bolhas em regiões sensíveis, como olhos, boca, genitais ou articulações;
  • inflamação acentuada do local e infecções, dor intensa, calor na área, presença de pus;
  • bolhas em indivíduos com condições médicas preexistentes, como diabetes ou doenças autoimunes;
  • agravamento ou persistência dos sintomas após dias de tratamento, incluindo surgimento de febre e mal-estar generalizado;
  • bolhas recorrentes sem causa aparente, podendo indicar condições médicas subjacentes.

É de extrema importância manter-se vigilante aos sinais do corpo e procurar assistência médica para receber o tratamento adequado para, assim, prevenir sequelas eventualmente mais graves².

Nebacetin: múltipla ação contra machucados

Agora que você já entende mais sobre bolhas na pele, não esqueça que as pomadas podem ser ótimas aliadas no tratamento, como é o caso de Nebacetin.

Essa pomada dermatológica é indicada para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas queimaduras de pele.

Leia a bula e conheça mais sobre Nebacetin!

Nebacetin. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento de infecções bacterianas da pele e de mucosas, incluindo queimaduras infectadas, causadas por microorganismos sensíveis. Na prevenção de infecções de pele e mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros. MS 1.7817.0904. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2024.